Desde que nascemos, estamos em contato com palavras. A leitura acontece junto com o nosso desenvolvimento. Por isso, a leitura tem haver com curiosidade, descoberta dos nossos próprios sentidos.
No entanto, quando iniciamos a aprendizagem formal por símbolos, perdemos muito da nossa sensibilidade e forma de “ler” as coisas como elas realmente são: coloridas, quadradas, distantes, grandes e começamos a preocupar-nos como lê-las com os símbolos gráficos que as representam.
A reflexão sobre a sala de aula como espaço de leitura, reavivou minhas lembranças do período de “jardim de infância” quando desenhava com lápis colorido o meu modo de ler o mundo, de sentir, de explicar o inexplicável por palavras.
Continuando no tempo, lembrei-me da emoção de estar no “primeiro ano”. Ah! O tão esperado momento de aprender a ler e escrever. Que decepção! A sala era cinza, não tinha material pedagógico disponível ou desenhos e nem tintas coloridas para que eu pudesse escrever.
O meu encontro foi uma cartilha, com cópias e uma professora que registrava no quadro de giz o A -E -I –O- U. Oras, isso eu já sabia, tinha sede de mais conhecimento.
Continuei um bom tempo esperando para reaprender a ler e escrever. Ela não lia histórias e quando eu lia os desenhos a professora brigava comigo.
Hoje, percebo que a organização do espaço de leitura em sala de aula reflete a ação pedagógica do professor.
Do mesmo modo que organizamos nossa casa, podemos também organizar a sala e o tempo de leitura.
Ocorre-me uma atividade que realizamos na minha escola na época do ensino fundamental. Era um jornal interno, onde cada turma escrevia uma matéria e as séries reuniam-se para ler e escolher qual iria para o jornal. Para a produção dessa publicação, utilizávamos muitos fragmentos de livros e crônicas de jornais conhecidos.
São atividades de leitura e escrita provocativas no espaço da sala de aula. São formas de construir leitores e não simplesmente ledores. O período escolar deve servir para ensinar a ler e escrever, um mundo próprio, concreto.
E não simples ledores que após encerrado o período escolar jamais pegarão um livro para ler. Serão ledores e não leitores.
Anice Gomes
4ª série 01
Curso: Magistério