quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tempos de leitura e de escrita na sala de aula

A leitura é de suma importância. Os professores devem inseri-la na rotina diária da classe.

O horário um que a leitura deve acontecer tem que ser pré-definido, para que não acabe acontecendo nos minutos finais da última aula, porque é o momento em que as crianças estão mais eufóricas para ir para a casa, pegar o ônibus, encontrar os pais que já estão do outro lado da porta, todos estes detalhes interrompem a concentração dos alunos.

Se o horário for previamente selecionado, a professora em questão pode pedir para que se sentem em círculo se possível até que se deitem assim, mais relaxados, eles têm mais facilidade de viajar para o mundo imaginário da história.

A história pode ser longa assim pode ser lida no decorrer dos próximos dias o que também ajuda a criança a “fantasiar a historia ao final de cada capítulo e imaginar como vai ser o próximo.

A escrita deve ser exercitada frequentemente para que a criança “pegue jeito”, mas não deve ser só cópias do alfabeto. A professora deve inovar pedindo aos seus alunos que façam uma carta, uma redação sobre seus brinquedos preferidos ou sobre algo que mais lhes chamem a atenção.

Deste modo, a criança deixa de ser “copista” e passa a ser criador. Assim a criança vai ter facilidade para escrever o que vai ser pedido, e também treina a leitura, enquanto está escrevendo, está lendo.

Um exemplo de exercício de escrita é ler uma história pela metade e pedir para que os alunos criem e escrevam um final, ao término pedir para que eles apresentem para a turma.


Julieyne da Silva Cândido

4ª série 01

Curso: Magistério

A importância da leitura e escrita

A leitura e a escrita são objetos de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

A leitura nos faz viajar e ir muito além da imaginação, nos faz querer e saber descobrir o que tem através de um começo de história contada e nos faz ter vontade de nos mesmos descobrir através de nossa própria leitura. Por isso, que na escola é dever do professor dá o primeiro passo dando aos alunos um tempo organizado que não tenha interrupções e fazer com que gostem de ouvir, eles estarão imaginando, criando a história e ficarão com certeza com vontade de ler.

É através da leitura, podemos obter conhecimento. É com relação à escrita também podemos dizer que se escreve bastante na escola, mais é importante descrevermos o que escreve, para quê, para quem e como, pois só assim visualizaremos quais as práticas de escrita que de fato temos valorizado em nosso trabalho docente e qual o tempo que dedicamos a elas.

Alguns alunos têm uma grande dificuldade de ser alfabetizado, uns sabem escrever outros só ler, por isso é muito importante o professor saber a dificuldade do aluno e ir mudando seu jeito de ler a história, ter um horário certo para que eles tenham o prazer de ouvir.

Muitos pais contam história para seus filhos na hora de dormir, dessa maneira eles estarão ajudando seus filhos a estimulem suas criatividades, por isso a leitura de todos os gêneros textuais, como: lista de compras, receitas de bolo, livros, etc. já é um bom começo para criança que estão começando a ser alfabetizadas e também porque é conhecimento.


Jéssica Mendes Tavares

4ª série 01

Curso: Magistério

Ler e escrever! É fundamental...

A leitura precisa ter um tempo apropriado para que os alunos possam escutar ou até mesmo ler, mas com exercícios, para que os alunos aprendam interpretar, entender a leitura e assim eles iam perceber quanto à leitura é importante para nossas vidas. Pois se o professor procurar a leitura só para matar o tempo, ou quando, é final de aula que não tem tempo para fazer mais nada e pegam um livro para ler, dessa forma, os alunos vão pensar que a leitura não tem importância e só serve para matar tempo.

É importante ter consciência de “o que se escreve, para quê, para quem e como, assim é fácil perceber de que forma estamos trabalhando com nossos alunos. É bom saber o modo de separar bem o tempo das aulas, e a maneira que as mesmas devem ser trabalhadas, por isso é uma forma de organização dos professores, além da responsabilidade de ensinar.

Tudo que é feito na sala de aula tem sentido e importância quando é organizado adequadamente, porque tem um processo para acontecer e assim planejando não se esquece nenhum detalhe. Temos que planejar algo que trará interesse dos alunos, para conseguir prender a atenção deles para a matéria. Tem que ter um objetivo, e não pode subestimar as crianças ou alunos, precisam sempre estar pronto e ter algo de reserva.


Daiane Florêncio Feliciano

4ª série 01

Curso: Magistério

Ler e escrever na escola

“Leitura e escrita algo interessante que proporciona novos conhecimentos a serem alcançados”.


A leitura na sala de aula é algo importante e também muito necessário, pois ela nos traz histórias, notícias e entre outros acontecimentos, mas não é sempre que chama a atenção de todos como, por exemplo, ao bater o sinal todos já começam a ficar agitados e a grande história e a bela leitura se esquece. Então, o educador deve sempre ler essas histórias no início, pois os alunos estão ainda em suas atividades escolares, isso ajuda também na atenção de todos, já que não estão a espera do sinal para saída.

Ao ler um livro na sala de aula para os alunos, também proporciona a eles momentos com intensidade, ou seja, de prazer.

A escrita é muito importante para o desenvolvimento dos educandos e eles conhecem a importância de ler e escrever, pois possibilitam às crianças a elaboração de leitura, escrita e suas muitas funções, gêneros e estilos. Como o envio de cartas, onde a criança exerce a escrita e depois ao receber a resposta usa-se a leitura.

As crianças também quando chegam à escola, elas demonstram desejo de aprender e estão ansiosas para ler e escrever. Pois fora do seu meio de ensino, elas já percebem a importância que a escrita e a leitura têm em nossa sociedade.

Um lugar também tranquilo e com vários conhecimentos, a essas crianças é a biblioteca, porque ali eles podem assumir-se como futuros leitores. Outro lugar também tranquilo é a sala de aula, porque a criança interage com seu educador, ao ouvir as histórias que vão sendo contadas.

Ao final de tudo, leitura e escrita são algo fundamental na vida de todo ser humano, mas basta o incentivo e a vontade de aprender. Pois aquele que exerce cada vez mais a leitura, ou seja, a escrita, com certeza está cultivando sempre novos saberes para sua formação.


Ana Cristine Goulart

4ª série 01

Curso: Magistério

Os tempos de leitura e os tempos de escrita na sala de aula

A leitura e a escrita são objeto de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

A leitura corresponde a obter conhecimentos, pois para ler uma história à criança deve-se ter um tempo especial, porque ao contar elas ficam curiosas, tentam imaginar o que estão escutando. A leitura ajuda bastante a criança ao criar uma frase, saber montar as palavras colocando tudo em ordem, ao ver uma receita, etc.

Afinal, para que ler? Para assim saber nossas palavras, vencer as dificuldades que sempre aparecem. O tempo que é compartilhado com as crianças deve ser valorizado, pois assim compreendemos melhor as crianças, os objetivos que elas demonstram interessar.

Com relação a escrita, pode-se dizer que se escreve bastante na escola, mas que é importante descrevermos o que se escreve, para que, para quem e como, pois só assim visualizaremos quais as práticas de escrita que de fato temos valorizado em nosso trabalho docente e que o tempo que dedicamos a elas.

O fato de terem esse tempo assegurado na rotina escolar e a constância com que se realizam, indicam nos dois casos como essas atividades são importantes para os professores, que se preparam para realizá-las, tanto em termos materiais quanto organizacionais. Ou seja, para assegurar a realização diária da roda de leitura, o professor escolhe o que vai ler, prepara-se para essa leitura, garante a ela um tempo adequado para acontecer sem interrupções, sem dispersão e de modo a ser compartilhada com todos os alunos do começo ao fim. Ele prepara-se materialmente, assegurando-se, desse modo, o acesso a um acervo de obras para a leitura. Para ensinarmos as crianças a ler e a escrever e a utilizar a leitura e a escrita como meio para a apropriação e elaboração de outros conhecimentos, precisamos garanti-lhes o acesso a essa diversidade. Essa diversidade é garantida por uma rotina composta por atividades que possibilitem a criança elaborar a leitura e a escrita em suas muitas funções, gêneros e estilos, conhecer e explorar seus suportes diversos – como o livro de literatura, jornais, revistas, etc.


Suzane Firmiano Bento

4ª série 01

Curso: Magistério

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O tempo de leitura e o tempo de escrita

Como arranjar tempo para ler todo dia com os alunos, para conversar com eles... Bom é um aspecto muito interessante.

No nosso dia a dia, somos cobrados a respeitar os horários e os prazos da escola, a dar conta de todos os projetos, comprometer com a realização a toda rede de ensino em que nos inserimos e sem atrasar o andamento dos conteúdos a serem ensinados.

Para ler todo dia com os alunos, para possibilitar que escrevam e reescrevam seus textos, comentários, para fazer circular o que por eles foi produzido, primeiro acontece a partir de escolhas feitas por nós, nas quais concordamos ou a que nos submetemos, sem esquecer-nos do tempo que dedicamos a escrita e com quais tipos de atividades o ocupamos. Sem esquecer que a leitura e a escrita são objeto de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

Para facilitar, propomos uma das atividades que devem ser trabalhadas dentro da sala de aula. Elaborar uma lista das atividades de leitura e de escrita que você desenvolve pode ajudá-lo nessa tarefa. Aproveite esta lista para pensar também como você distribui essas atividades no dia e na semana e destaque aquelas que são realizadas ocasionalmente.

E para desenvolver uma boa leitura vai aí uma dica importante: nunca devemos deixar uma leitura ou história para o final da aula e sim reservar uns minutos antes, e de fato orientarmos nossos alunos para que guardem todos os materiais para depois ouvirem a história a ser lida e assim todos os dias ler um pouquinho, para que os alunos fiquem curiosos e entusiasmados mostrando interesse pela leitura.

Consideramos que as possibilidades de modificar nosso modo de trabalhar e o modo de funcionamento da escola mesmo que seja um “pouquinho” é possível.


Thayse Machado Julião

4ª série 01

Curso: Magistério

Tempo de leitura e de escrita

Sabemos que a leitura e a escrita são grandes aliados daqueles que pretendem estender seus conhecimentos e alcançar seus ideais.

Com a afirmação acima, colocamos nas mãos de educadores uma enorme responsabilidade. Já que o conhecimento começa a ser passado por eles nos primeiros anos escolares.

Porém nos tempos de hoje, com tanta tecnologia e novidades é quase que impossível fazer com que nossos alunos busquem se interessar pela leitura e pela escrita, outro obstáculo que atrapalha e muito na passagem desses conhecimentos é a falta de tempo.

Os educadores precisam cumprir metas em determinado tempo, que em muitas vezes não é suficiente para passar tudo o que precisava para seus alunos.

No caso do tempo da leitura, esse fica mais escasso ainda, sendo realizado apenas nos horários em que sobra tempo, normalmente perto do intervalo para o recreio e na hora da saída, o que torna o aprendizado através da leitura inútil.

No caso da escrita, é dedicada a maior parte do tempo, sendo o motivo de muitas vezes alunos sabem escrever perfeitamente, porém na hora da leitura atrapalham-se, principalmente com palavras que não estão habituados.

Com o que foi dito acima, compreendemos que a leitura é tão importante quanto a escrita, por isso elas precisam ter um horário fixo, durante a aula, principalmente no caso da leitura, deixá-la para completar o resto do tempo de nada serve.

É importante escolher um horário onde os alunos se interessem pela leitura do começo ao fim, para isso é necessário que o professor escolha uma leitura que interesse a toda turma e que não seja muito prolongada para não cansá-la e fazer com que se desinteressem pela leitura por causa da demora.

O importante é despertar neles a vontade de ler, juntamente com a professora e não apenas a professora ler. A professora precisa também dar a oportunidade aos alunos para que aprendam de forma agradável.


Karoline Machado Julião

4ª série 01

Curso: Magistério

Leitura e escrita na sala de aula

A leitura e a escrita são fundamentais na sala de aula, pois elas proporcionam que os educandos se interessem e comecem a cultivar novos conhecimentos e saberes.

Nos dias de hoje, tem diminuído a leitura na sala de aula, dificilmente está chamando a atenção do aluno à busca pelas leituras.

É dever de todo professor preparar leitura na sala de aula, porque assim os alunos aprendem com histórias, vão em busca de notícias, etc. Compreendem que a leitura e a escrita são um objeto de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

Muitos professores resolvem ler nos últimos minutos que ainda têm para estar em sala de aula, porque seu dia já está cumprido e a leitura seria uma forma para descontrair os alunos até na hora de irem embora.

Não é bom que isto aconteça, porque o professor pode estar lendo uma história para os alunos, eles percebem que está na hora de bater o sinal, ficam agitados, não prestam mais atenção, e quando o sinal bate a leitura é interrompida.

Não seria bom nem para o professor e principalmente para os alunos, porque o professor está demonstrando com sua atitude que a leitura é algo pouco importante.

Se o professor orienta os alunos a guardarem seus materiais para ouvirem a história que será lida, tudo vai indicar que a aula acabou que esse tempo de leitura é somente para esperar o toque do sinal.

O professor deve preparar um tempo mais longo, o melhor a fazer é planejar a leitura para a aula que seria logo após o recreio, ou seja, na quarta aula, é uma boa opção, pois assim o professor levaria os alunos para a biblioteca, estaria trabalhando com suas atividades integradas ao seu trabalho pedagógico, seria muito importante, pois assim os alunos exercem a escrita e depois com as respostas da leitura. Isso se evidência no relato do professor, quando ele faz referência às cartas que as crianças escreveram sobre suas atividades na escola. Nessas cartas, elas destacam a importante presença da literatura no seu cotidiano e escolhem contar sobre as histórias narradas em sala.

Essa familiaridade que as crianças demonstram em relação à leitura, mostra-nos como o acesso à biblioteca e a participação em momentos coletivos de leitura favorece e leva-nas a se aperceberem de que estão se apropriando dessa prática e de suas funções sociais.

Isso faz com que os alunos buscam mais interesses ao ponto de se assumirem grandes leitores. E quando um professor exercer a leitura em sala de aula possa transmitir, proporcionar para eles momentos com intensidade, ou seja, de prazer.


Darlene Glória Flores

4ª série 01

Curso: Magistério

domingo, 18 de outubro de 2009

Tempo de leitura e escrita

O tempo de leitura e escrita em sala de aula? “Interessante!” No que se refere ao tempo de leitura e escrita (conhecermos melhor o que lemos ou escrevemos) refere-se ao conhecimento.

Bate o sinal. Na sala de aula, mais um dia começa. Leem-se textos, escreve-se na lousa e nos cadernos. A leitura e a escrita são objetos de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos.

Com relação à escrita, também podemos dizer que se escreve bastante na escola, mas o que é importante descrevermos o que se escreve, para que, para quem e como, pois só assim visualizaremos quais as práticas de escrita utilizadas.

Diferente da escrita, leitura em sala de aula não é ocupar os últimos minutos da última aula. Não! Não! E não! Quando um professor inclui no seu planejamento “tempo para leitura diária”, tenha certeza esse professor faz a diferença.

É comum ouvirmos esta frase: _ Mas como é que vou dar conta disso?

Esse tipo de comentário revela e muito algumas preocupações com o trabalho diário em sala de aula.

Ler, buscar conhecimento, interar o aluno em um universo mágico de palavras, não exige que tenhamos tempo para isso, pelo contrário inclue-se o tempo.


“O professor faz o aluno e o aluno faz o professor”.


Já ouviu essa frase? Eu já! E que tal esta?


“A leitura e escrita em sala de aula formam o cidadão do amanhã, o professor que adere a estas é o cidadão hoje”


Lidiane Ribeiro de Jesus

4ª série 01

Curso: Magistério

Leitura e escrita na sala de aula

A leitura tem seu papel fundamental na educação, pois através da leitura a criança se desenvolve buscando o interesse no desconhecido, é de grande importância que o professor em suas aulas tenha um cantinho da leitura, trocas de livro e interpretação de histórias, através de dramatização, teatro, músicas.

A criança já traz de sua casa alguns conhecimentos de histórias, mas é na escola que a professora mostrará à criança a sua importância para a aprendizagem.

É de total responsabilidade da professora que torne o hábito da leitura agradável, de forma que a criança goste de ler um livro.

Com relação à escrita, também podemos dizer que se escreve bastante na sala de aula. Mas é importante descrevermos o que se escreve, pois só assim visualizaremos quais as práticas de escrita que de fato temos valorizado no trabalho docente que dedicamos a elas. Muitas crianças convivem com a escrita fora da escola, quando chegam à escola querem muito escrever.

Os professores devem mudar um pouco sua rotina de trabalho, porque ela não só se reduz a exercícios ou lições de leitura e escrita que não são contextualizados. Apresentar metodologia para que possa aprender de uma forma lúdica e criativa, oportunizando um aprendizado mais amplo.


Mariela Maria José

4ª série 01

Curso: Magistério

Tempo de leitura e escrita na sala de aula

O interesse dos alunos nem sempre coincide com o de seus professores. Pois não depende do desejo do professor e sim do indivíduo que está sendo motivado.

Mas, no entanto, os educadores podem sim motivar seus alunos, estimulando-os, fazendo algo que a criança seja motivada a agir, ou seja, contar histórias por partes, hoje você conta uma parte, e fala amanhã contarei a outra, os alunos irão ficar curiosos para saber o que irá acontecer. Pois a criança vive o momento da leitura com intensidade.

A criança mesmo quando aprende a escrever, quando vai começar uma leitura sempre tropeça nas palavras, apenas porque está se alfabetizando e inicialmente não conhece as palavras.

Com isso o professor deve então incentivar seus alunos dar a possibilidade de aprender a escrever. Então fazendo situações que induzam o indivíduo a querer a aprender.

Mudando sua rotina de trabalho, a prática da escrita e leitura passa a ser mais prazerosa para as crianças, fazendo algo que possibilitem a participação de todos os alunos, mesmo aqueles que ainda não dominam muito bem a escrita.


Lucilene Pedra Abel

4ª série 01

Curso: Magistério

Tempos de leitura e escrita na sala de aula


A leitura na sala de aula deve ser algo prazeroso para os alunos seja lendo um simples livro, um poema, uma cantiga...

Mas cabe aos professores estimularem os alunos na sala de aula, instigando o interesse de cada um, fazendo com que todos participem com leituras em voz alta, escrita de cartas, textos, levá-los à biblioteca. Com essas práticas de escrita e leitura contribuem bastante para o vocabulário dos mesmos.

Os professores devem mudar um pouco sua rotina de trabalho, porque ela não só se reduz a exercícios ou lições de leitura e de escrita que não são contextualizados.

Apresentar metodologia para que possam aprender de forma lúdica e criativa, oportunizando um aprendizado mais amplo ao mundo que os cercam.


Letícia Inácia da Silva

4ª série 01

Curso: Magistério

Tempo de leitura e escrita

A leitura e a escrita são exercícios fundamentais para a alfabetização e o desenvolvimento do conhecimento dos alunos. E estas atividades, que são rotinas em uma sala de aula, deveriam ser trabalhadas juntas e de modos diversificados, despertando nos alunos o interesse e o gosto pela leitura e escrita.

Durante meu estágio na educação infantil e nas séries iniciais, percebi que na maior parte do tempo as professoras trabalhavam a escrita e a dinâmica (jogos) que despertavam a imaginação das crianças, deixando a leitura um pouco de lado.

Quase não contavam ou liam com os alunos histórias, e quando contavam, às vezes, não terminavam, pois elas utilizavam as últimas aulas ou minutos antes do recreio e não dava tempo para terminar. E deixavam os alunos curiosos e ansiosos para saber o fim da história, no dia seguinte, os alunos perguntavam o que aconteceu no final da história e a professora simplesmente contava o final rápido, sem parar para conversar sobre a história, dando continuidade à aula.

Isto deixava os alunos, às vezes, desmotivados para lerem ou ouvirem uma nova história.

Então deveríamos reservar um tempo maior para esta atividade, diversificando as várias maneiras de se contar e ler uma história, de modo que desperte o interesse e o gosto pela leitura.


Shirley da Silva de Souza

4ª série 01

Curso: Magistério

Os tempos de leitura e de escrita na sala de aula

“A leitura e a escrita são objetos de conhecimento e instrumento para a apropriação de outros conhecimentos”. Todos nós, embora professores ou não, sabemos que a leitura é muito importante para o desenvolvimento intelectual e social de uma criança. Através da leitura, a criança descobre um novo universo, aumenta seu conhecimento, descobre emoções, estimula a imaginação. Mas para isso é importante que o ato de ler seja algo prazeroso, que se sinta bem lendo e que ela mesma busque essa leitura, seja incentivada, não obrigada a fazer a mesma.

A escrita nada mais é que consequência da leitura, pois quem lê possue facilidade em escrever e seu vocabulário torna-se amplo.

A leitura deve ser incluída na vida de uma criança desde muito pequena, e que isso seja feito pelos próprios pais em casa, para que ao iniciar na escola, já tenha conhecimento e gosto pela mesma. O professor pode incluir a leitura na educação infantil através de histórias que ele mesmo deve contar todos os dias, com fantoches, teatro ou até mesmo com uma boa interpretação. Já nas séries iniciais para aqueles que já se apropriaram da leitura pode se programar a ida à biblioteca e a escolha de livros que os alunos possam escolher conforme seu gosto, e podem ser desenvolvidas várias atividades, em várias disciplinas sobre os livros lidos.

Mas nós sabemos que incluir a leitura na vida escolar ou até mesmo social de uma criança não é um processo rápido, simples e fácil, pois alguns já possuem gosto pela leitura desde muito cedo e a maioria a fazem apenas por obrigação.

A inclusão da leitura deve acontecer em algum momento em que o aluno esteja na sala de aula, para que ele possa levar para a vida o gosto pela leitura independente de que tipo de leitura seja essa.

Só através da leitura, podemos ampliar e aperfeiçoar nossa escrita, sendo assim adquirirmos também novos conhecimentos.


Mislete Gomes Firmiano

4ª série 01

Curso: Magistério

Os tempos de leitura e de escrita na sala de aula

A importância da leitura e da escrita, hoje em dia, na sala de aula, é essencial para que o aluno possa compreender o mundo, as pessoas e as próprias experiências.

O aluno precisa ler, ouvir para que assim possa desenvolver esses conhecimentos.

O professor deve trazer para a sala de aula histórias conforme a idade de cada criança para que possa ter gosto e interesse pela leitura.

A escrita é fundamental para a criança desde quando entra na escola, e a partir daí que ela consegue escrever seu nome, conhecer as letras, etc.

A leitura e a escrita caminham juntas com o mesmo objetivo, pois sem a leitura não tem com ter uma boa escrita.

Podemos e devemos proporcionar aos nossos alunos experiências de leitura não só para entender o que o texto diz, mas também como e para quem diz.


Francine Pacheco da Silva

4ª série 01

Curso: Magistério