domingo, 22 de agosto de 2010

PLANO DE AULA: A CASA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais

Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização

Professora: Constancia Patrício Fretta

Aluna: Rosiane Hyppólito Marcelina

4º Magistério 01 - 2010


PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.


CONTEÚDO: A casa (música).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


· fazer a interpretação e compreensão oral da música;

· trabalhar a rima como forma de raciocínio lógico;

· fazer com que a criança valorize sua própria moradia.


AÇÃO DIDÁTICA


Iniciaremos a aula conversando sobre a casa onde moramos, falando que nem todos têm uma casa com boas condições para morar, muitos nem casa tem. Em seguida, farei a leitura da música “A casa”. Cada aluno receberá a letra e tentará acompanhar cantando.


ATIVIDADES


1) VAMOS CANTAR?


A CASA


ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA NÃO
PORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA FAZER PIPI
PORQUE PENICO NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS, NÚMERO ZERO.


(Vinícius de Moraes)


2) Ouvir várias vezes a música “A casa” e completar as frases:


a) ERA UMA CASA MUITO ________________________


b) NÃO TINHA __________, NÃO TINHA ________


c) NINGUÉM PODIA ___________ NELA NÃO

PORQUE NA CASA NÃO TINHA ____________


d) NINGUÉM PODIA DORMIR NA _____________

PORQUE NA CASA NÃO TINHA ________________


e) MAS ERA FEITA COM MUITO ____________


3) CIRCULE A LETRA INICIAL DO SEU NOME.


4) JUNTOS CONTAREMOS QUANTOS VERSOS APARECEM NA MÚSICA.


5) CIRCULE AS PALAVRAS ABAIXO NO TEXTO E CONTE AS LETRAS:


CASA

ENGRAÇADA

TETO

DORMIR

CHÃO

REDE

ESMERO

PENICO


6) A CASA FICA NA RUA DOS:


( ) BOBOS

( ) ESPERTOS

( ) FEIOS


7) DESENHE A CASA ONDE VOCÊ MORA E RESPONDA:


a) QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?

b) SUA CASA TEM BANHEIRO?

c) QUANTOS QUARTOS TÊM?

d) QUANTAS PEÇAS TÊM NA SUA CASA?


8) VAMOS FAZER A LEITURA VISUAL E DEPOIS ORALMENTE INTERPRETANDO E COMPREENDENDO A MÚSICA.


a) Por que ninguém podia fazer pipi?

b) Como era feita a casa?

C) Qual era o número da casa?


RECURSOS:


· xerox;

· cd da música;

· folhas mimeografadas;

· caderno;

· lápis e

· quadro de giz.


AVALIAÇÃO


Através da participação, interesse e realização das atividades.

PLANO DE AULA: A CACHORRINHA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Maria Suelen Cascaes de Souza
4º Magistério 01 - 2010

PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.

CONTEÚDO: A cachorrinha (música).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• ouvir com atenção a leitura da letra da música;
• fazer a interpretação e compreensão oral da música;
• apropriar-se das convenções gráfica: alinhamento da escrita e leitura, função dos espaços em branco e pontuação.

AÇÃO DIDÁTICA

Iniciar falando sobre a música e perguntar se eles conhecem alguma outra. Depois aplicar atividades relacionadas e após com o auxílio de um aparelho de som tocar o cd com a letra da música.

ATIVIDADES

1) Leia a palavra::


CA / CHOR / RI / NHA

a) Escreva o número de letras:
b) Escreva o número de sílabas:
c) Qual a primeira sílaba?
d) Que outras palavras iniciam com a letra “C”?

2) VAMOS CANTAR?

A CACHORRINHA

Mas que amor de cachorrinha!
Mas que amor de cachorrinha!

Pode haver coisa no mundo
Mais branca, mais bonitinha
Do que a tua barriguinha
Crivada de mamiquinha?

Pode haver coisa no mundo
Mais travessa, mais tontinha
Que esse amor de cachorrinha
Quando vem fazer festinha
Remexendo a traseirinha?

Uau, uau, uau, uau!
Uau, uau, uau, uau!

(Vinícius de Moraes)

3) A CACHORRINHA É:

( ) AVE
( ) INSETO
( ) MAMÍFERO
( ) PEIXE

4) Vamos falar alguma características dos mamíferos. Que outros tipos de mamíferos você conhece ou ouviu falar? Cite-os.

5) Recorte e cole em seu caderno animais que são da mesma espécie da cachorrinha.

6) Desenhe conforme a palavra:

a) CASA

b) CAVALO

c) CRAVO

d) CACHORRO

e) CAMISA

7) DESENHAR A MÚSICA A CACHORRINHA.

RECURSOS:

• folhas sulfite;
• mimeógrafo;
• cd da música e
• lápis de cor.


AVALIAÇÃO

Através da participação, interesse, realização das atividades, interação em grupo.

PLANO DE AULA: A PORTA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais

Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização

Professora: Constancia Patrício Fretta

Aluna: Simone Costa Riffel

4º Magistério 01 - 2010


PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.


CONTEÚDO: A porta (música), apresentação de um slide sobre desmatamento.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


· desenvolver o raciocínio;

· demonstrar à criança a importância de uma porta em casa;

· fazer com os alunos um teatro bem lúdico e prazeroso.


AÇÃO DIDÁTICA


Passar um slide e fazer a contação do texto, bem divertido.


ATIVIDADES


ORAIS:


_ Por que a necessidade de porta em casa?

_ Por que não devemos desmatar nossas florestas?

_ Por que sempre que arrancamos uma árvore devemos plantar outra?


ESCRITAS:


1) VAMOS CANTAR?


A PORTA


SOU FEITA DE MADEIRA
MADEIRA, MATÉRIA MORTA
MAS NÃO HÁ COISA NO MUNDO
MAIS VIVA DO QUE UMA PORTA.

EU ABRO DEVAGARINHO
PRA PASSAR O MENININHO
EU ABRO BEM COM CUIDADO
PRA PASSAR O NAMORADO
EU ABRO BEM PRAZENTEIRA
PRA PASSAR A COZINHEIRA
EU ABRO DE SUPETÃO
PRA PASSAR O CAPITÃO.

EU FECHO A FRENTE DA CASA
FECHO A PORTA DO QUARTEL
EU FECHO TUDO NO MUNDO
SÓ VIVO ABERTA NO CÉU!

(Vinícius de Moraes)


2) QUANTAS VEZES APARECEU A PALAVRA “EU” NO TEXTO “A PORTA”.


3) QUAL O DIMINUTIVO DA PALAVRA DEVAGAR E MENINO.


4) CONTE E MARQUE QUANTAS LETRAS TEM CADA PALAVRA.


FEITA ( )

MADEIRA ( )

PORTA ( )

MUNDO ( )

CASA ( )

CÉU ( )


5) COMPLETE:

EU ABRO BEM ________________

PRA PASSAR A __________________

EU ABRO DE SUPETÃO

PRA PASSAR O _______________________________


RECURSOS:


· xerox da música;

· caderno e

· lápis.


AVALIAÇÃO


Avaliar a participação dos alunos durante a realização das atividades.

PLANO DE AULA: A FORMIGA

Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette
Capivari de Baixo – Santa Catarina
Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais
Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização
Professora: Constancia Patrício Fretta
Aluna: Elaine Soares
4º Magistério 01 - 2010

PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.

CONTEÚDO: A formiga (música).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• ler a letra da música;
• cantar junto com os alunos;
• fazer a interpretação e compreensão oral da música;
• trabalhar diferentes atividades, usando as palavras da música;
• despertar o interesse e a atenção dos alunos através da música.


AÇÃO DIDÁTICA

Motivar os alunos, iniciar a aula falando que a professora trouxe uma música bem legal, onde todos irão cantar, perguntar se alguém conhece a música para ensinar os colegas, junto com os alunos inventar coreografias para dançar junto com a música.

ATIVIDADES

1) Oba! Vamos tentar ler a letra da música para cantarmos todos juntos.

A FORMIGA

AS COISAS DEVEM SER BEM GRANDES
PRA FORMIGA PEQUENINA
A ROSA, UM LINDO PALÁCIO
E O ESPINHO, UMA ESPADA FINA

A GOTA D'ÁGUA, UM MANSO LAGO
O PINGO DE CHUVA, UM MAR
ONDE UM PAUZINHO BOIANDO
É NAVIO A NAVEGAR

O BICO DE PÃO, O CORCOVADO
O GRILO, UM RINOCERONTE
UNS GRÃOS DE SAL DERRAMADOS
OVELHINHAS PELO MONTE.

(Vinícius Moraes)

2) Interpretação e compreensão oral da música

a) Por que as coisas são grandes perto da formiga?
b) Você já parou para observar a formiga, como ela anda? Rápido ou devagar?
c) Você já viu um formigueiro? Como ele é, e para que ele serve?
d) Vamos procurar no dicionário o que é Corcovado?
e) Você já foi picado pela formiga? Dói? Tome mais cuidado e não brinque com um formigueiro.

3) Ouvindo a música, desenhe a formiga e as coisas ao seu redor.

4) Pinte de azul as consoantes e de amarelo as vogais da palavra FORMIGA e depois conte quantas consoantes e vogais a palavra possui:

FORMIGA

( ) CONSOANTES
( ) VOGAIS

5) A FORMIGA É:

( ) AVE
( ) INSETO
( ) PEIXE

6) LEIA COM ATENÇÃO E LIGUE O QUE PARECE AS COISAS PERTO DE UMA FORMIGA PEQUENINA:

ROSA/ MAR

ESPINHO / NAVIO A NAVEGAR

GOTA D’ÁGUA / CORCOVADO

PINGO DE CHUVA / LINDO PALÁCIO

PAUZINHO BOIANDO/ RINOCERONTE

BICO DE PÃO / ESPADA FINA

GRILO/ OVELHINHA PELO MONTE

GRÃOS DE SAL / MANSO LAGO


7) CAÇA-PALAVRAS:

ROSA
FORMIGA
PALÁCIO
ESPINHO
LAGO
CHUVA
NAVIO
GRILO
OVELHINHAS
MAR

O P F O R M I G A T N
M S U L O P E A O S X
E F C S S R T E O G G
S O H N A V I O P H R
P M U F F M H L I J I
I A V N R A O A L M L
N U A S D R E G X W O
H P A L Á C I O T P E
O V E L H I N H A V U

8) LIGUE AS PALAVRAS:

LINDO chuva

ROSA lindo

CHUVA rinoceronte

RINOCERONTE rosa


9) FORME PALAVRAS:

FO + CA =

FA + DA =

FA + CA =


10) LEIA E PINTE A PALAVRA CERTA DE CADA DESENHO:

ROSA
MATO
GATO


GRILO
OVELHA
FORMIGA

FADA
FACA
FOCA

FIO
FADA
FOCA

RECURSOS:

• xerox;
• cd da música;
• caderno;
• lápis e
• canetinhas.


AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através da participação, interesse, comportamento, realização das atividades e observações diárias.

PLANO DE AULA: A GALINHA D'ANGOLA


Escola de Educação Básica Dr. Otto Feuerschuette

Capivari de Baixo – Santa Catarina

Curso: Magistério: Educação Infantil e Séries Iniciais

Disciplina: Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização

Professora: Constancia Patrício Fretta

Aluna: Madalena Medeiros de Souza

4º Magistério 01 - 2010


PLANO DE AULA


SÉRIE: 1º série do Ensino Fundamental.


CONTEÚDO: A galinha d’angola (música).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


· ampliar o vocabulário;

· ouvir com atenção a leitura da letra da música;

· fazer a interpretação e compreensão oral da música.


AÇÃO DIDÁTICA


Iniciar a aula falando que a professora trouxe uma música nova para cantarmos em sala de aula. E, em seguida, entregar para cada aluno a letra da música para que eles possam acompanhar cantando.


ATIVIDADES


1) VAMOS CANTAR?

A GALINHA D'ANGOLA

COITADA, COITADINHA
DA GALINHA D'ANGOLA.
NÃO ANDA ULTIMAMENTE
REGULANDO DA BOLA.

ELA VENDE CONFUSÃO E COMPRA BRIGA.
GOSTA MUITO DE FOFOCA E ADORA INTRIGA.
FALA TANTO QUE PARECE QUE ENGOLIU UMA MATRACA,
E VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ FRACA.

TOU FRACA! TOU FRACA!
TOU FRACA! TOU FRACA! TOU FRACA!

COITADA, COITADINHA
DA GALINHA D'ANGOLA.
NÃO ANDA ULTIMAMENTE
REGULANDO DA BOLA.

COME TANTO ATÉ TER DOR DE BARRIGA.
ELA É UMA BAGUNCEIRA DE UMA FIGA.
QUANDO CHOCA, COROROCA, COME MILHO E COME CACA,
E VIVE RECLAMANDO QUE ESTÁ FRACA.

TOU FRACA! TOU FRACA! TOU FRACA!

(Toquinho/ Vinícius de Moraes)

2) LEIA A PALAVRA:


G

A

L

I

N

H

A


3) RESPONDA:


a) o NÚMERO DE LETRAS:

b) O NÚMERO DE SÍLABAS:

c) A PRIMEIRA SÍLABA:

d) A ÚLTIMA SÍLABA:


4) TROQUE A LETRA INICIAL E FORME NOVAS PALAVRAS:



C

O

M

E

N





F





T





5) CAÇA PALAVRAS


GALINHA

MATRACA

FRACA

CHOCA

BOLA

COITADA

CONFUSÃO


G

U

M

P

S

U

S

P

S

J

K

S

C

A

I

F

U

P

L

I

J

Q

T

S

U

O

L

J

R

J

M

I

P

K

U

M

O

N

N

I

M

A

T

R

A

C

A

J

C

U

L

F

N

K

C

K

N

E

O

C

A

H

B

D

U

H

N

A

U

K

M

N

S

B

O

L

A

S

A

L

P

Q

S

U

V

I

A

C

E

U

Ã

E

S

C

O

I

T

A

D

A

A

L

P

O


6) SEPARE AS SÍLABAS:


BAGUNCEIRA

RECLAMANDO

FRACA

ULTIMAMENTE

MATRACA

FOFOCA

INTRIGA

BOLA


7) CIRCULE AS PALAVRAS NA MÚSICA E CONTE AS LETRAS:


FOFOCA

COITADINHA

MATRACA

BAGUNCEIRA

CHOCA

MILHO

RECLAMANDO

FRACA

CONFUSÃO

ENGOLIU

BOLA


8) OBA! VAMOS DIALOGAR ORALMENTE:


a) Qual o animal que aparece na música?

b) Você já viu uma galinha?

c) Acha que é certo fazer fofoca, intriga e confusão como faz a galinha, na música?

d) Você sabe o significado da palavra fofoca?

e) O que é fazer confusão para você?


9) A GALINHA, O QUE É?


( ) INSETO

( ) PEIXE

( ) AVE


10) COMPLETE COM GA, GO OU GU, LEIA E ESCREVA DE NOVO A PALAVRA:


____TO ____ TA ___GU


11) COPIE A ESTROFE DA MÚSICA QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO E FAÇA UM DESENHO.


12) FORME FRASES COM AS SEGUINTES PALAVRAS:


GALINHA:

BARRIGA:

CONFUSÃO:

FOFOCA:

FRACA:


13) COPIE, EM SEU CADERNO, A PALAVRA QUE TEM O MAIOR NÚMERO DE LETRAS, DE ACORDO COM A MÚSICA E TENTE LER JUNTO COM SUA PROFESSORA.


14) DE ACORDO COM A MÚSICA, COPIE, EM SEU CADERNO, A PALAVRA QUE TEM O MENOR NÚMERO DE LETRAS E TENTE LER.


15) VAMOS FALAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA GALINHA. QUE OUTROS TIPOS DE ANIMAIS VOCÊ CONHECE QUE TEM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES A GALINHA? CITE-OS.


RECURSOS:


· xerox;

· cd da música;

· caderno;

· quadro de giz;

· lápis e

· borracha.


AVALIAÇÃO


A avaliação será feita através da participação em sala de aula, interesse e realização das atividades na sala e nas tarefas feitas em casa.